sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mãos Dadas


Mãos Dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história
Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida
Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes
A vida presente.
Interpretação

Nesse poema, podemos perceber que o eu lírico não acredita que o mundo seja capaz de absorver seus poemas, os quais ele considera muito mais que simples palavras, a ponto de identificá-la como uma canção. Nota-se também que não há um apego material da parte do eu lírico, pelo contrário, ele valoriza seus companheiros e o tempo presente. 

(Alunas: Letícia, Viviane Teodoro e Raquel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário